Somos Bio: Agricultura Biológica

Crédito da fotografia: http://furabolha.blogspot.com/2012/09/as-joaninhas-sao-muito-mais.htmlhttp://furabolha.blogspot.com/2012/09/as-joaninhas-sao-muito-mais.html

Esta semana continuamos a explorar mais o conceito do que é realmente a AB, qual a sua importância, que garantia nos dá a AB versus agricultura convencional e onde podemos comprar estes produtos.

Falemos então da certificação.

É verdade que na actualidade os solos saturados estão contaminados quando há produção intensiva, as chuvas são ácidas, os lençóis  de agua, rios e oceanos estão bastante poluídos, mas é pela certificação que se distinguem as práticas utilizadas no cultivo de produtos agrícolas. Com normas e legislação bem definidas, com fiscalização controlada por entidades acreditadas, além do tempo e  custos a serem investidos pelos produtores,  a certificação é por isso a garantia de que o produto biológico passa por um sistema de controlo com um regulamento específico europeu e uma norma portuguesa, que orienta as práticas dos intervenientes da cadeia de: produção, transformação, distribuição, armazenamento, importação e exportação dos produtos biológicos.

Em Portugal a certificação é feita por 11 organismos de controlo privados e acreditados pelo Instituto Português da Acreditação e da Certificação.

Existe também a AgroBio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, fundada em 1985, uma instituição pioneira que protagoniza a divulgação da Agricultura Biológica em Portugal.

O reconhecimento de um produto biológico pode ser feito a partir duas formas:

  1. No caso dos produtos embalados o logotipo visível na embalagem identifica, seguido do código da certificadora responsável por controlar esse mesmo produto.
  2. No caso dos produtos a granel existe uma certificação própria entregue pelo produtor/fornecedor ao responsável do estabelecimento de revenda que pode e deve ser consultado pelo consumidor sempre que este o exija.

Uma última curiosidade:

Sabia que…

… a joaninha é extremamente sensível e por isso só aparece onde não há aplicação de pesticidas, daí ela ser usada como símbolo na agricultura biológica.

 

Visita-nos em:

SOMOS BIO

Loja: Rua Caetano Maria Batalha 3B, Almada
Telefone: 21 581 3417
Email: geral@somosbio.pt

E deixa-nos surpreender-te com a nossa simpatia e profissionalismo.

Sê o primeiro dos teus amigos a partilhar esta página!
  • 8
  •  
  •  
  •  
  •