Somos Bio: “Afinal o que é isso de produtos bio?”

Somos Bio: “Afinal o que é isso de produtos bio?”

No terceiro trimestre de 2018, falámos e apresentámos alguns produtos biológicos, mas afinal o que é isso de produtos bio?

Os produtos provenientes de cultivo em modo de agricultura biológica, agricultura orgânica (como é conhecida no Brasil e países de língua inglesa), agricultura ecológica (na Espanha e Dinamarca) ou ainda agricultura natural (Japão), são cultivados através de práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema. Isto é, não utilizando pesticidas de síntese, nem adubos químicos e proibindo a utilização de organismo geneticamente modificados, neste tipo de produção recorre-se  a métodos preventivos  e culturais como rotações de culturas, adubos verdes ou naturais, compostagem, consociações de culturas, uso de sebes vivas entre outros métodos e ferramentas.

Assim fomenta-se a melhoria da fertilidade do solo, a biodiversidade, reduz-se o desperdício e evitam-se resíduos químicos nos alimentos, garantindo a qualidade do produto e acima de tudo salvaguardando a saúde dos produtores, dos consumidores e a sustentabilidade do planeta, ao preservá-lo da contaminação de poluentes.

Na Europa, a Agricultura Biológica é sujeita a legislação específica, o Reg. (CE) n.º 834/2007 do Conselho de 28 de junho, relativo à produção em modo biológico e respectiva rotulagem dos produtos biológicos, estabelecendo normas detalhadas cujo cumprimento é controlado e certificado por organismos acreditados para o efeito.

Os produtos de Agricultura Biológica são reconhecidos pelo logótipo europeu de Agricultura Biológica:

Fonte: Agrobio

Ao longo deste primeiro mês do ano vamos debruçarmos mais especificamente sobre este tema para melhor compreensão da importância de consumir produtos alimentares e não alimentares, provenientes deste modo de cultivo que já começa a ser obrigatório em certos países europeus e que começa a ser cada vez mais usado no resto do planeta!

 

Fonte: Agrobio

Visita-nos em:

SOMOS BIO

Loja: Rua Caetano Maria Batalha 3B, Almada
Telefone: 21 581 3417
Email: geral@somosbio.pt

E deixa-nos surpreender-te com a nossa simpatia e profissionalismo.

Spread the love