Om… o que significa?

Mandala OMA minha jornada no Yoga começou há cerca de 10 anos atrás e, desde então, muitas pessoas que se têm cruzado no meu caminho perguntam “Ah e consegues estar tanto tempo parada e a meditar, a fazer ommmmmm?”. Mas na verdade, será que realmente sabem a energia desta palavra tão pequena, mas tão poderosa?

O símbolo do Om é muitas vezes confundido com o número 30, mas de facto se olharmos bem para a imagem e entendermos o que cada traço simboliza, rapidamente percebemos todo o seu poder. Para desenharmos o símbolo do Om começamos a escrever o número 3: a primeira curva, simboliza a água, a segunda curva simboliza o fogo, a terceira curva que nasce do meio do número 3, simboliza a terra, a quarta curva (a meia lua), simboliza o ar e o ponto simboliza o éter. O símbolo do Om reúne em si todos os elementos, pelo que O Om é considerado o som da Origem do Universo, e é considerado como o princípio, o meio e o fim, é a totalidade.

O Om é formado pelo ditongo das vogais a e u, e a nasalização, representada pela letra m. Estas três letras correspondem aos três estados de consciência: vigília, sono e sonho.

O Om é um dos sons principais na entoação de um mantra. E o que é um mantra? Mantra significa controlo da mente e é um som que gera uma vibração positiva capaz de afetar todos os níveis da nossa consciência (consciente, subconsciente e inconsciente), sintonizando-nos na frequência do amor, trazendo-nos paz e tranquilidade. Quando o mantra é repetido vezes sem conta, isso gera um campo energético ao nível da nossa consciência que se torna de tal forma intenso e poderoso que penetra nas diversas camadas da nossa mente, provocando uma transformação profunda.

Dado o poder harmonizador e curador do mantra Om, desde há milhares de anos atrás que pessoas se juntam em grupos para entoar o mantra Om. Esses grupos continuam a existir nos dias de hoje de forma a reforçar e ampliar o poder do mantra Om.

Está provado que a entoação do mantra Om traz uma paz e uma harmonização da mente e do corpo, bem como um sem número de outros benefícios: ajuda na redução do stress, ajuda na concentração, energiza e ao mesmo tempo relaxa o corpo e a mente, reforça as cordas vocais, ajuda a desintoxicar o corpo, ajuda a eliminar os pensamentos negativos, traz paz interior, clareza mental, liberdade emocional, muito benéfico para o sistema cardiovascular, proporciona uma respiração lenta, regulada, completa e controlada. São inúmeros os benefícios do mantra Om, mas só experimentando vais realmente senti-los, por isso espreita este vídeo no youtube e deixa fluir.

Boas práticas… Até já.

om Om Shanti om

Sê o primeiro dos teus amigos a partilhar esta página!
  • 17
  •  
  •  
  •