Mariana Mendes: Como trata a sua *Gestão do Tempo Pessoal*?

Olá a todos,
Começamos mais uma série de posts com dicas e sugestões que partilhamos convosco, desta feita com o tema Tempo. Acreditamos que o tema e as dicas venham a ser uma ajudinha para viver melhor, na correria que é normalmente o dia-a-dia de cada um.

Comecemos pelo conceito mais brutal:
Tempo é o nosso bem mais precioso e estamos todos em contagem decrescente.
Contudo como certamente também já ouviram, o Tempo não é gerível, o tempo passa de forma certa, constante e implacável, independentemente de qualquer coisa.

O que está de facto ao nosso alcance para gerir, são os nossos recursos, as nossas responsabilidades, as normais condicionantes pessoais e profissionais e claro, para dar resposta a tudo isto, o que podemos mesmo, é tentar gerir da melhor forma A NOSSA ENERGIA!

Olharemos ao longo dos meses para vários tópicos como, a importância de Estabelecer Objetivos; Noção do “Tempo que demora”; Aproveitar da melhor forma o Tempo no trabalho; tirar o maior partido de Reuniões e ainda alerta geral sobre os Ladrões de tempo.

Porque o importante é mesmo a gestão da nossa energia, falaremos também sobre Alimentação; Descanso e claro, Férias.

ESCOLHA UMA AGENDA (para andar consigo para todo o lado)

Incontornavelmente, para que se possa chamar de “gestão” teremos de ter um auxiliar de memória que nos ajude a programar, planear e calendarizar. Por isso, chegou a hora – se ainda não tem – de escolher uma agenda.

Pense um pouquinho sobre qual é a agenda ideal para si… tendo em conta que será algo que lhe seja sempre próximo.
Talvez uma agenda digital, caso toda a sua vida e rotinas passem pelo telemóvel ou o pc. Se por exemplo é uma daquelas pessoas que não consegue fazer uma caminhada sem usar uma aplicação de passos, distancias, étc, e/ou não é capaz de ir a restaurante sem avaliar as reviews do espaço, diria que a sua agenda é digital.
Uma agenda em papel, se como eu adora o toque do papel, e pensa melhor quando tem uma caneta na mão, então a sua opção deve ser papel. Maior, se tiver reuniões ou necessidade de tomar notas diariamente, ou mais maneirinha no caso dos homens ou das senhoras que usam malas pequenas.

A agenda poderá ser organizada por semana ou dias, ter mais ou menos detalhes, como frases motivadoras, autocolantes, que tornam mais divertido o acto de planear.

O tipo de agenda fica obviamente ao critério de cada um, contudo lembre-se, será uma agenda para ser o seu braço direito, e se tudo correr como planeado, será a sua verdadeira “parceira de vida”!

Boas Compras, Boas Agendas e até já
Mariana Mendes

Spread the love
  • 38
    Shares