Constelações Familiares: Regresso à Escola – Regresso a ti!

Constelações Familiares: Regresso à Escola – Regresso a ti!

Setembro é pautado pelo regresso ao trabalho, pelo regresso às rotinas e principalmente pelo regresso às aulas.

O regresso às aulas gera normalmente um estado grande de ansiedade nos filhos, mas também nos pais, diria que até em alguns casos os Pais manifestam essa ansiedade de uma forma mais acentuada que os filhos, claramente a volta a esta rotina envolve toda a família. É necessário coesão, paciência e harmonia e acima de tudo amor para que este ciclo seja bem-sucedido para a criança e que seja leve para os pais.

Sabemos que nem sempre é possível manter este estado…

Hoje gostaria de te levar a reflectir, a ti que tens filhos em idade escolar sobre esta dinâmica, como se comporta o teu filho e acima de tudo como tu sentes.

A perspectiva sistémica traz-nos que aquilo que os pais não querem ver, os filhos mostram, então se tu tiveres ansioso, se tu tiveres com medo de falhar em alguma coisa, o teu filho irá senti-lo também. 

O que acontece é que muitas das vezes encaramos este ciclo ao contrário. Bert Hellinger diz que não há crianças difíceis, existem crianças que por um amor aos pais manifestam todas as suas questões presentes no inconsciente, as quais os pais não querem ver. Não querem olhar.

Então este ano lectivo, deixo-te esta perspectiva para que possas olhar para os comportamentos do teu filho desde este ponto de vista e perguntar-te a ti mesmo como te sentes, o que está ele a tentar dizer-te e acolher isso sem ansiedade, acolher com profundo amor e respeito.

Este ano lectivo elogia as conquistas do teu filho, sabendo que uma parte dessa conquista te pertence, porque todo o sistema agradece o sucesso. Porque quando um se cura todos se curam.

Tenta escutar desde o ponto da tua alma quais são as verdadeiras necessidades do teu filho, quais são as tuas verdadeiras, antes de saíres a correr a colocar o teu filho em mais alguma actividade ou a adquirires algo que só vai disfarçar, que só vai camuflar as verdadeiras necessidades. Senta-te com ele, escuta e acima de tudo sente…

Desejo que seja um ano lectivo pautado de descobertas, sucessos e amor!

Ana Sofia Correia

Spread the love