Cuidemos do nosso Planeta – Cinzeiro portátil ecológico

Em média, em Portugal e a cada minuto, 7 mil beatas vão parar ao chão.

Não sendo biodegradáveis, as beatas vão-se decompondo em vários materiais, como microplásticos, e libertando várias substâncias químicas ao longo do caminho. Com a ação da chuva e do vento facilmente infiltram-se no solo e atingem cursos de água através, por exemplo, das grelhas de esgoto.

Estudos mostram que a beata de um cigarro num litro de água por 48 horas liberta químicos tóxicos suficientes para matar a maioria dos peixes presentes nessa quantidade de água. Saiba mais em TobaccoFreeCA.com

Pois bem, apresento-vos uma solução desenvolvida para sensibilizar a população e reduzir o impacto que o descarte das beatas tem no ambiente e na nossa saúde: o cinzeiro de bolso Biatakí.

Fonte: www.facebook.com/biataki/

É 100% português e reutilizável. É feito a partir de materiais naturais, como o bambu, e de rolhas de cortiça provenientes de garrafas de vinho. Ou seja, só boas razões para usar/oferecer um! Através de uma pesquisa rápida na internet encontram várias lojas físicas e online onde podem comprá-lo.

Ver beatas de cigarros nas ruas e nas praias (dos resíduos mais encontrados nos areais) passou a ser uma coisa normal, mas não podemos deixar que esta paisagem continue a ser a regra. Na dúvida, assistam a este vídeo.

Inês Gomes

Sê o primeiro dos teus amigos a partilhar esta página!
  • 3
  •  
  •  
  •