Yoga no dia a Dia – Yoga Sutra Patanjali I -13

Yoga no dia a Dia – Yoga Sutra Patanjali I -13

 

No texto “Yoga e os Livros” faço referência ao livro Yoga Sutras de Patanjali, que é um livro mandatório ler… um dos textos clássicos mais conhecidos em todo o mundo sobre a teoria e prática do Yoga tradicional.

O Yoga Sutras de Patanjali está dividido em 4 capítulos. O 1º capítulo (Samadhi-Pada) fala sobre a natureza geral do Yoga,  do que é o Samadhi (o estado meditativo da mente) e de como o atingir. O 2º capítulo (Sadhana-Pada) fala sobre a parte prática do Yoga, abordando os primeiros 5 ramos do ashtanga yoga (ver mais sobre ashtanga yoga no texto “Tipos de Yoga“) e dos obstáculos que podem ser encontrados. O 3º capítulo (Vibhuti Pada) aborda as práticas internas que culminam no Samadhi (os últimos 3 ramos do ashtanga yoga). E o 4º capítulo (Kaivalya-Pada) é sobre o absoluto e discute o Yoga de um posto de vista mais cósmico e filosófico, para atingir a libertação.

Deixo-vos com o Yoga Sutra I.13 para reflectirem “É através da prática e do esforço constante que se consegue permanecer numa estabilidade mental”.

Boas práticas.

Mafalda Vaz

   Om Shanti     

Spread the love