Eneagrama – Centros de Inteligência

Tal como prometido no último artigo vou dar seguimento a uma série de artigos relacionados com o eneagrama onde iremos falar de cada um dos 9 tipos do eneagrama (ENEATIPO), descobrir que cada tipo não se encerra em si mesmo ou seja, que não devemos de alguma forma nos tipificar deve ser sim um processo de descoberta pessoal.
Este é um processo transformador, enriquecedor em termos do desenvolvimento pessoal e de reencontro connosco. Esta semana antes mesmo de falarmos de cada tipo vamos falar dos centros de inteligência.

Os 9 tipos podem ser divididos em 3 triades ou 3 centros de inteligência. Cada uma dessa triades manifesta a forma como vê e percepciona o mundo, assim como apresentam caracteristicas e desafios semelhantes.


«Na psicologia e educação ocidentais, a mente ou cabeça tem sido elevada à proeminência como “o” centro da inteligência. Todavia, existe também uma inteligência do coração (a inteligência emocional) e uma inteligência do corpo (as sensações e os instintos). Todas estas três inteligências – mente, coração e corpo – requerem cuidados regulares. Reconhecer, desenvolver e valorizar os três centros de inteligência é crucial para todos nós alcançarmos uma vida de plenitude… No eneagrama não obstante de todos os tipos dependerem de todos os três centros da inteligência, cada um dos tipos deende mais fortemente de um dos centros – do coração, da mente ou do corpo dependendo da triade em que o tipo se encontra»

Triade dos Instintivos (Corpo)

Tipos: 8,9,1
Tendem a filtrar o mundo através de uma inteligência composta de sensações cinestésicas e fisicas e de instinto puro. Usa a posição e o poder pessoais para adequar a vida ao modo  como a sente. Concebe estratégias que asseguram o seu lugar no mundo e minimizam o desconforto.
Estes tipos focam-se mais na necessidade do mérito, congruência, conforto harmonia, pertença e respeito. Quando estas coisas são ameaçadas, manifestam-se fúria e RAIVA.

Triade dos Emocionais (Coração)

Tipos: 2,3,4
Dependem da aprovação e reconhecimento dos outros para estimular a sua auto-estima e o seu desejo de amor e conexão.
De modo a assegurar-se de que recebe esse amor e reconhecimento, cria uma imagem de si próprio, a qual consegue que os os outros o aceitem e vejam como sendo especial.
Estes tipos focam-se mais na necessidade de Amor, Afeição, Conexão, Laços, Imagem e Aprovação. Quando estas coisas são ameaçadas, manifestam-se angústia, pânico e TRISTEZA.

Triade dos Mentais (Mente)

Tipos: 5,6.7
Tendem a filtar o mundo através das suas faculdades mentais.
Os objectivos desta estratégia são diminuir a ansiedade, gerir situações que possam ser dolorosas e conseguir uma sensação de certeza através dos processos mentais  de análise, concepçºao, imaginação e planeamento.
Estes tipo focam-se mais na necessidade de Segurança, Protecção, Certeza, Garantia, Previsibilidade, e Oportunidade. Quando estas coisas são ameaçadas, manifestam-se ansiedade e MEDO.

 

Poderias agora perguntar-te mas o tipo 5, 6 e 7 todos sentem o MEDO da mesma forma?

Não, apesar de ser o MEDO uma manifestação cada um sente e percepciona esse medo de forma diferente em função das caracteristicas da sua personalidade, e é disso mesmo que vamos falar no próximo artigo, como cada um sente a RAIVA, TRISTEZA e o MEDO e a cada passo descobrirás mais de Ti e daquilo que te move.

Iremos também abordar para cada tipo:

  • As mensagens insconscientes da Infância,
  • Os medos fundamentais,
  • Os desejos fundamentais e suas distorções,
  • As paixões de cada tipo,
  • Sumarizar e contextualizar cada EneaTipo.

Se queres mesmo fazer este processo de auto descoberta, não percas os próximos artigos.

Vanda Santos
Facilitando Transformações inclusive a Sua

 

Relembrando…

Fontes utilizadas: Sabedoria do Eneagrama e Eneagrama Essencial

Sê o primeiro dos teus amigos a partilhar esta página!
  • 39
  •  
  •  
  •  
  •