Cuidemos do nosso Planeta: A história das coisas

Este mês trago-vos um vídeo sobre a história das coisas.

Resumindo, o vídeo mostra-nos, de uma forma clara, objectiva e divertida, como funciona a cadeia de valor dos produtos que compramos: desde a extracção das matérias-primas, à produção, distribuição e consumo dos produtos, até ao destino final que lhes é dado.

Para além do seu funcionamento, os impactos sociais e ambientais ao longo da cadeia também são mencionados. Seja a extracção propriamente dita das matérias-primas e da poluição associada, às condições de trabalho a que muitas pessoas, especialmente nos países em desenvolvimento, estão sujeitas (p.e. contacto com produtos químicos na indústria do vestuário, salário que recebem).

A manipulação que é feita aos consumidores, nomeadamente a publicidade com que somos bombardeados, que cria em nós a falsa necessidade em obter novos produtos, com posteriores sentimentos temporários de felicidade. E ainda os produtos de fraca qualidade que são disponibilizados no mercado propositadamente para potenciar o consumo (p.e. roupa, electrodomésticos).

Caso tenham interesse, visitem o website https://storyofstuff.org e vejam os conteúdos disponíveis, incluindo vídeos sobre como funcionam os sistemas de alguns produtos que consumimos diariamente.

 

 

Inês Gomes

Sê o primeiro dos teus amigos a partilhar esta página!
  • 16
  •  
  •  
  •  
  •