#DicasFinanceiras: ESCREVE TUDO

#DicasFinanceiras: ESCREVE TUDO

#DicasFinanceiras é uma série de apontamentos que chamam a atenção para as nossas decisões de todos os dias.

Mesmo os que entre nós, dizem que “não ligam muito ao dinheiro” decerto não ignoram que a nossa vida financeira afecta directamente o nosso estado de espírito, o nosso nível de stress, e até as nossas horas de sono. Ou seja, a estabilidade constante da nossa a nossa vida financeira é de Capital Importância. Por isso, e por vermos tanta gente desorientada no que toca ao dinheiro, vamos deixando aqui ao longo dos meses dicas para tomar nota ou partilhar com quem ache importante. Boas Contas e Viva a Cores!

DICA 1 – ESCREVE TUDO

A primeira regra para quase tudo é a tomada de consciência, assim também para a saúde da nossa vida financeira vamos começar pelo mais importante… por saber onde anda cada cêntimo.

Quantas vezes olhamos para o saldo e pensámos: “Para onde foi …?” “Como posso ter só isto…?” ou “O que aconteceu este mês..? Pois bem, olhar para o saldo tem de deixar de ser uma surpresa ou mesmo perfeito um susto.

Pega no teu extracto bancário e com ele abre uma folha de excel (ou mesmo um caderno). Acrescenta uma coluna e identificas cada ganho (salários, recebimentos vários, etc) e cada gasto (renda, luz, almoço, saída à noite, supermercado, cabeleireiro, etc,) conforme o Doc. 1 (ver imagem abaixo). MUITO importante que paralelo a este quadro, tenhas outro, no qual identificas todos os gastos diários pagos a dinheiro (que não constam no extracto). Conforme Doc.2 (ver imagem abaixo). Muitas vezes é nesses “pequenos” gastos que o nosso dinheiro se vai, gerando o dito susto!

Nota: é importante que vás usando os mesmos termos (SUPERMERCADO; JANTAR; TABACO; UNHAS, etc) , para poder no fim filtrar a coluna por família de gastos. Se não sabes do que estamos a falar, pede ajuda (podes mesmo mandar mensagem privada e combinamos para te explicar por telefone), vai ser muito importante.

Seja em excel ou num caderno, deixa uma coluna mais à direita. Vamos chamar-lhe TIPO e falaremos dela para o mês que vem!

#DicadeOuro – Continuidade. De nada servirá começar a tomar nota e abandonar as contar daqui a uns tempos. Escrever tudo deverá ser uma rotina para a vida. E só assim (junto com outras dicas), conseguiras saber onde anda o teu dinheiro e fazê-lo crescer!

Boas Contas e vamos Viver a Cores <3

Mariana Mendes

 

Doc. 1 –

 

Doc. 2

Spread the love
0