Ser Escuteiro

Este é o 1º artigo de uma série de 3 artigos. Vê também:
Sentimentos de um Escuteiro (06/12/2017)
Actividades escutistas (09/11/2017)

Ser escuteiro não é apenas um Hobby, é quase que uma profissão porque, mesmo que não estejamos fardados, supostamente, devemos ter sempre o Espírito Escuteiro.

Eu venho falar dos escuteiros do CNE (Corpo Nacional de Escuteiros) que são os católicos, e de que eu faço parte. Se não forem católicos, há os AEP (Associação de Escuteiros de Portugal) e as Guias, que eu não conheço muito bem, apenas conheço os AEPs porque tenho amigos lá.

Os escuteiros católicos estão organizados em núcleos – espalhados pelo país -, que estão divididos em agrupamentos, e esses estão divididos em secções e essas secções que, por fim, estão organizadas em bandos, patrulhas, equipas de acordo com a secção – eu já vou falar um bocadinho mais sobre cada secção.

Como somos escuteiros católicos, encontramo-nos na sede e fazemos uma reunião inicial onde, em alguns agrupamentos, se faz o hastear da bandeira, e se faz uma reza inicial a pedir a Deus por todas as nossas intenções. Depois, cada bando, patrulha ou equipa, dirige-se para a sua sede e é aí que se passam as reuniões, onde se fala sobre vários temas, como os próximos acampamentos, entre outros temas que vão surgindo. A seguir, temos missa numa igreja perto das sedes. Em alguns agrupamentos, antes da missa, eles têm catequese porque, para pertenceres aos escuteiros católicos, necessitas de estar na catequese ou integrado num grupo de jovens.

Bem, cada agrupamento está dividido em secções. Temos a 1ª Secção, que é chamada de Alcateia, que está dividida em bandos – entre 6 a 10 anos são os Lobitos. A seguir, temos a 2ª Secção, que é a expedição, que está dividida em patrulhas – entre 10 a 14 anos e são os Exploradores. Depois, temos a 3ª Secção, que é a comunidade, que está dividida em equipas, onde estão os mais crescidos, entre 14 e 18 anos – os Pioneiros. E ainda temos a 4ª secção, que é o Clã, que também está dividido em equipas  – entre os 18 e os 22 anos, e são os Caminheiros. E por fim, temos os chefes, que estão divididos pelas várias secções e que nos guiam. Como puderam ver, cada escuteiro está (normalmente) 4 anos em cada secção. Mas há exceções em que, por exemplo, uma pessoa que entrou só aos 17 nos pioneiros e aí ele fica apenas um ano – no máximo, dois – e não os quatro anos, como devia. E depois há os que passaram um ano mais cedo para os pioneiros, por exemplo, que passam com 13 anos e aí ficam 5 anos nos pioneiros, ou seja, até aos 18. Mas isso não torna ninguém melhor ou pior escuteiro.

Sara Ferreira

Spread the love

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.