Actividades escutistas

Hoje volto ao tema do escutismo. Se ainda não tiveram oportunidade de ler o post anterior sobre o escutismo, recomendo vivamente a que o leiam. Mas os escuteiros é mais do que simples acampamentos e eu aqui vou-vos contar um bocadinho dos acampamentos e de outras atividades que nós escuteiros fazemos.

Os acampamentos tem um antes, um durante e um depois. No antes é grande balburdia, porque existem 2 tipos de acampamentos: os que são os chefes que organizam, em que é simplesmente a confusão de organizar todos os materiais que são necessários, que isso sim já é uma confusão; e depois temos os acampamentos que são organizados por nós e nesses o antes torna-se muito mais complicado porque primeiro tem de se fazer uma pequena competição em que cada equipa ou patrulha apresenta uma sugestão de acampamento e através de votos se decide que acampamento se faz afinal e aí sim a equipa que ganha tem de ligar para todos os sítios, desde atividades, campo, transportes e confirmar tudo. Quando já temos tudo organizado, está na hora do “durante”. Durante um acampamento temos vários atividades desde jogos de vila, raids, jogos noturnos, lavagens, banhos (raramente), Masterchef (mini competição de cozinha), entre outros. E temos o depois que é toda a confusão para descobrir como arrumar todo aquilo que levámos para acampamento e voltar a arrumar na sede. Temos também vários tipos de acampamento em relação à reunião de um determinado número de agrupamentos, temos o acagrup (acampamento de agrupamento), temos o acareg (acampamento regional, ou seja, de região), acanuc (acampamento de núcleo, todos os agrupamentos do mesmo núcleo) e acanac (acampamento nacional, agrupamentos de todo o país)

Sem ser em relação aos acampamentos, temos outras atividades. Temos o Dia de Núcleo em que todos os agrupamentos do mesmo núcleo se reúnem num único local e fazem atividades por secção, temos as atividades de secção/ núcleo, a 1ª secção tem o Dia do Sol, a 2ª tem a Idade Verde, a 3ª secção tem o raid tt e a 4º tem São Paulo. Temos o Dia de São Jorge que é parecido com o Dia de Núcleo. Temos ainda o Banco Alimentar onde ajudamos tanto em armazém, como nas lojas a recolher os alimentos. E por fim há também ainda uma atividade que só alguns agrupamentos têm, que é por secção, que na 2ª secção se chama Aventura e na 3º secção se chama Empreendimento, eu acho que também há na 4º secção mas não tenho a certeza e não sei o nome.
A minha atividade favorita é o acagrup porque nos reunimos todos como família escutista e estamos todos juntos a acampar por uma semana, e é muito divertido. E aquela que eu menos gosto – e atenção, não é que eu detesto, mas é aquela que eu menos gosto – que é o raid tt, porque eu não gosto muito de andar.

Sara Ferreira

Deixe uma resposta