O que são Caçadores de Sonhos (Dreamcatcher)?

O que são Caçadores de Sonhos (Dreamcatcher)?

Muitos de nós já nos deparamos perante um Caçador de Sonhos, quer seja numa loja, numa arvore ou alpendre. Basicamente, consistem num aro sem dimensão definida e onde é tecida uma rede, com penas ou contas penduradas na parte de baixo do aro. Mas será que conhecemos o seu verdadeiro significado?

A sua origem remonta às Tribos Ojíbuas (América do Norte), mas que foram naturalmente adoptados por outras Tribos Indígenas Norte-Americanas ao longo do tempo. Com a dispersão de culturas e comércio livre, por volta das décadas de 1960-1970, a tradição dos Caçadores de Sonhos difunde-se gradualmente a nível mundial e torna-se um síbolo de união das várias culturas.

A Lenda dos Caçadores de Sonhos foi-se alterando ao longo dos tempos, dado que foi passada de geração em geração por via verbal. Mas uma das Lendas (com orígem nas Tribos Ojíbuas) diz que os Caçadores de Sonhos têm origem na personagem de Asibikaashi (a Mulher-Aranha), que tomava conta das crianças e das pessoas de uma Tribo. À medida que a Tribo Ojíbua se espalhava por muitos e novos locais, Asibikaashi não conseguia chegar a todas as crianças. Por isso as mães e avós faziam estas teias mágicas para as crianças, usando aros feitos de ramos de Salgueiro e fios feitos dos caules das plantas. Outra tradição diz que, quando todos os sonhos andam a passear pela noite, os sonhos maus ficam presos nas teias do Caçador de Sonhos e que, de dia, o sol os faz desvanecer e desaparecer, limpando os lugares de sonhos e pensamentos maus.

Construir um Caçador de Sonhos é um processo simples e bastante gratificante. Existem inúmeros Workshops de construção de Caçadores de Sonhos, se tiveres interesse, contacta-nos, pois poderás construir o teu e  personalizá-lo com a tua energia. O princípio é o seguinte. Usamos um aro de qualquer material, é tecida uma teia com um fio único e a começar da parte de fora onde, sucessivamente, vamos enrolando até chegar ao centro. Nessa altura, rematamos com um elemento decorativo no centro. De seguida, penduram-se alguns elementos na parte de baixo do aro, que podem incluir pérolas, mas devem (sempre que possível) incluir elementos relativos ao ar (penas, símbolos com asas, etc). Tal como indicámos, o melhor é experimentar e fazer o teu próprio Caçador de Sonhos. 🙂

Cada elemento do Caçador de Sonhos tem o seu significado e, dessa forma, torna-se um objecto bastante completo. A Teia representa a Vida (elemento Fogo) e o entrelaçado do Universo entre os Sonhos e a Realidade. O Aro redondo representa a Mãe-Terra (elemento Terra), e a sua decoração está associada aos aspectos da personalidade e emoções (elemento Água). As contas na teia representam o criador da teia – a aranha, ou a Asibikaashi (Mulher-Aranha). As penas representam o Ar (elemento Ar) e a Águia – animal sagrado nas Tribos Norte-Americanas – que simboliza os voos altos e a proximidade com o Criador. Desta forma, o Caçador de Sonhos é portador dos 4 elementos que sustentam a Vida.

Tens um Caçador de Sonhos? Partilha connosco uma foto do teu Caçador de Sonhos e conta-nos a tua história. Esperamos por ti! 😉

Spread the love
0