Livro – Tiago, o Colecionador quase Nuvem

Livro – Tiago, o Colecionador quase Nuvem

“Tiago, O Colecionador Quase Nuvem” de Vanessa Martins, ilustrado por Marta Madureira, foi a obra vencedora da 8ª edição do Prémio Branquinho da Fonseca Expresso / Gulbenkian que tem como propósito incentivar jovens escritores (entre os 15 e os 30 anos) de literatura infantil e juvenil.

No meio do malabarismo das letras e palavras, por entre os muitos “como?” e “porquê?”, Tiago faz-nos companhia na sua descoberta das mais peculiares colecções que cada um à sua volta faz. No processo, Tiago descobre-se a si mesmo e aos sentimentos que vão surgindo dentro de si, no mais comum dos inesperados. Muito mais do que uma história de curiosidade, é de como essa curiosidade nos constrói e nos torna pessoas mais completas. Acima de tudo, quando descobrimos a pessoa mais importante na nossa vida: nós próprios.

É uma história apaixonante que nos contagia um sorriso a cada parágrafo que percorremos. E, dada a sua escrita simples – mas muito completa – é uma leitura deliciosa a fazer a uma criança (ou por uma criança). Esta é também uma história que nos leva a outras histórias. O livro, em vez de ter um fim, tem uma surpresa para que possamos continuar a aventura – e a colecção – do Tiago.

Spread the love