Yoga para Todos

Yoga para Todos

O caminho no Yoga tem sido uma verdadeira descoberta para mim, e todos os dias há aprendizagens que me fazem ter aquela expressão de “Ahhh”, de maravilhoso. <3

Como tenho tentado sempre reforçar nos textos que tenho escrito, Yoga é para todos, Yoga é uma busca constante de nós em nós próprios, de nos descobrirmos a cada instante, de equilibrarmos o corpo e a mente. Falando concretamente no nosso corpo, quem tem mais dificuldades pode sempre usar acessórios, como o bloco, os cintos, as almofadas, as mantas, cadeiras, para ajudar nas posturas, porque não existem posturas perfeitas, cada pessoa tem de reconhecer os seus limites, respeitá-los e fazer a prática tendo o conhecimento de si próprio, e ir aprofundando esse conhecimento de cada vez que pisa o tapete de yoga… e vai perceber que cada dia é uma nova conquista e que o corpo vai ficando cada vez mais liberto e permissivo.

Tenho vindo a aprofundar o meu conhecimento nas aulas para adultos, mas com o nascimento da minha sobrinha há 5 anos atrás, começou a crescer em mim o interesse de como seria o yoga para bebés e crianças, de certeza que não podia ser da mesma forma que uma aula de yoga para adultos. Algumas vezes desafiavam-me para dar aulas para crianças, mas algo em mim dizia que não podia ser igual, e acabei sempre por adiar. Até que no final de 2017 decidi tirar formação em Yoga para Bebés e em Fevereiro de 2018 o Yoga para Crianças na Escola Sunshine Yoga (que recomendo vivamente), e todas as minhas dúvidas desapareceram. As aulas de Sunshine Yoga Baby e Kids são aulas cujo principal objectivo é o de colocar as sementinhas do Yoga, incutindo os princípios da não violência, da verdade, da paz e da alegria, tendo sempre em conta cada etapa de desenvolvimento dos bebés e crianças. São aulas muito divertidas, onde, dependendo da idade dos pequenotes, se usam músicas, jogos, histórias, onde se introduzem as posturas do yoga, técnicas de respiração, técnicas de relaxamento. E aqui é um ponto muito importante, porque muitas vezes vê-se fotos de crianças sentadas em posição de lótus a meditar e é dada a ideia que as aulas de yoga são assim do princípio ao fim, mas não. As aulas são momentos para as crianças libertarem a sua criatividade e se divertirem a aprender, permitindo equilibrar os níveis de energia. É claro que o relaxamento é uma parte importante do final da aula, mas  há relaxamentos que podem ser mais activos, dependendo do que se quer trabalhar com as crianças e da altura do dia, pelo que pensar em crianças numa aula de yoga, sentadas a meditar é apenas para a foto, porque na realidade não é assim. As aulas de Yoga visam potenciar a sabedoria interna de cada criança e desenvolver as várias inteligências: espacial, naturalista, musical, lógico-matemática, interpessoal, corporal-cinestésica, linguística, intrapessoal (teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner), pelo que cada aula é uma aprendizagem e uma descoberta de cada criança.

E entendendo a fase de desenvolvimento das crianças e dos adultos facilmente conseguimos perceber porque é que uma aula de crianças é totalmente diferente de uma aula para adultos. Esta questão é bem reforçada na formação: uma criança quando nasce vem viver uma nova experiência, com todas as aprendizagens inerentes, do corpo, do meio envolvente, do Mundo, pelo que está num processo descendente, de adaptação. Já os adultos estão num processo ascendente, de descoberta, ou melhor de resdescoberta de si próprios, e por isso as aulas serem obrigatoriamente diferentes das aulas das crianças.

Gratidão profunda à Escola Sunshine Yoga e em particular à querida formadora Ana Sofia Barrias pelo ensinamento, pela partilha que é feita de uma forma muito profissional e de coração.

Não percam a oportunidade de experimentar uma aula de Sunshine Yoga Baby (2 meses aos 3 anos) ou Sunshine Yoga Kids (3 anos aos 12 anos) em família, tenho a certeza que vão adorar. Boas práticas.

Mafalda Vaz

om Om Shanti om

Spread the love
  • 34
    Shares
0