Massagem de Som (Taças Tibetanas)

Desde cedo que que os nossos 5 sentidos recebem estímulos do mundo que nos rodeia. Uns sentidos são estimulados primeiro que outros, mas poderia dizer que o som é um dos primeiros. Afinal, quando nascemos, o choro é o grande sinal que estamos vivos, a respirar, e que começámos a nossa grande Jornada da Vida. É o nosso Primeiro Som – o grito de que Estamos Vivos.

A Música é uma organização harmoniosa de sons, de forma ritmada, produzida por instrumentos musicais. Apesar de toda a teoria da música já ser antiga e estar muito aprofundada, é incrível como 7 simples notas produzem praticamente infinitas músicas diferentes. E – mais incrivel ainda – é o facto de, mesmo com toda a teoria do mundo, há sons e melodias que são inexplicavelmente harmoniosos.

De outra perspectiva, podemos também dizer que toda produção de sons tem o propósito de transmitir uma mensagem. A organização de sons vocais – falar – é uma das plataformas mais fáceis e intuitivas de Comunicação.

Se olharmos com atenção para o Mundo à nossa volta, vamos descobrir a profunda importância do Som que, tipicamente, atribuímos mais facilmente à Música. É desta forma que surge associado a uma terapia subtil, mas muito eficaz. É assim que surge a Massagem de Som.

  • O que é a Massagem de Som?

A Massagem de Som – também chamada Terapia Vibracional – é o reequilibrio energético através da propagação de vibrações sonoras pelo nosso corpo. Estas vibrações são criadas a partir de taças metálicas, próprias para o efeito, chamadas de Taças Tibetanas.

É uma das várias formas de encontrar de novo o equilibrio entre o Corpo Físico e os nossos Centros Energéticos (chamados de Chakras), através do envio de energia sobre a forma de vibrações harmoniosas.

  • Cerca de 80% do nosso corpo é água. E porque é que isso é tão importante?

O Som propaga-se com mais facilidade e menos resistência através da água do que pelo ar. É por esse mesmo motivo que, por exemplo, as Baleias Azuis conseguem comunicar até cerca de 800 Km de distância entre si.

Por esse mesmo motivo, o som das Taças Tibetanas consegue percorrer sem resistências o nosso corpo e activar a maior parte dos nossos pontos energéticos (dependendo da frequência do som). Imagine que o seu corpo é um lago, e imagine uma vibração a ser gerada a partir do seu centro e a percorrer toda a água até à margem.

  • Afinal, o que são as Taças Tibetanas?

As Taças Tibetanas são taças feitas de uma liga metálica composta de vários elementos (apenas metais), moldadas com martelos a partir de um disco. Cada taça é única e por isso o som que produz é também único.

Através do processo de projecção de som com as taças tibetanas, o corpo é massajado com a vibração do som, estimulando os órgãos internos, os sistemas endócrino e imunitário, fazendo despertar o próprio poder de cura do corpo. Durante a Massagem do Som, é possível entrar com facilidade num estado de consciência meditativo.

  • Quais os benefícios de uma Massagem do Som?

Os benefícios são muito variados, mas todos partem do mesmo princípio. O Princípio do Equilibrio Energético. Afinal de contas, se todas as dimensões estão em equilibrio e harmonia, sentimo-nos em paz e tranquilidade.

Este tipo de terapia actua numa base preventiva, mas também curativa, e não provoca qualquer tipo de dor. Este reequilibrio reflecte-se no nosso corpo sobre muitas formas diferentes:

  • obtenção de relaxamento físico e mental,
  • redução da ansiedade, do stress físico e emocional,
  • alívio de dores crónicas,
  • experimentação de diferentes estados de conciência,
  • alinhamento dos centros energéticos,
  • eliminação de bloqueios,
  • energização do corpo físico,
  • sensação de bem-estar.

Além destes, há incontáveis benefícios que são difíceis de descrever. Acima de tudo, é uma forma muito subtil e profunda de Reequilibrio Energético.