Terapia Floral

Uma borboleta é atraída pela flor e a sua beleza natural.
Uma borboleta é atraída pela flor e a sua beleza natural.

A terapia floral é uma ciência baseada em essências florais, que são extractos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, que tem por objectivo promover o equilíbrio do sistema emocional e a harmonia pessoal, procurando a consciencialização plena do paciente, tanto do mundo interior como do exterior.

O terapeuta floral é responsável por atender o paciente e verificar se o tratamento floral será eficiente, diagnosticar o problema e as raízes emocionais deste e, então, indicar o floral adequado. A terapia floral é considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como forma de medicina complementar, que se mostra eficaz e recomendada.

Muitas doenças são causadas por algum desequilíbrio no sistema emocional – chamadas doenças psicossomáticas, ou por ele agravadas – e o seu tratamento pode ser muito mais completo e abrangente quando o emocional é tratado juntamente com o físico.

A utilidade da Terapia Floral é muito mais ampla, justamente por não possuir qualquer contra-indicação, podendo as essências ser tomadas/aplicadas, por adultos, crianças, juntamente com outros tratamentos, quer sejam estes alopáticos, homeopáticos, fitoterapia ou terapias energéticas.

São inúmeras as áreas de aplicação das Essências Florais, entre as quais:

  • Tratamento das doenças manifestadas no Corpo físico (como por exemplo rinite, ulceras, cancro, entre tantas outras,…)
  • Tratamento de depressões profundas.
  • Limpeza e protecção de energias densas.
  • Dissolução de sentimentos como a raiva, o ressentimento, a mágoa, abrindo caminho para o perdão e o amor incondicional.
  • Aliviam a ansiedade em todos os níveis proporcionando calma e desaceleração.
  • Eliminam a apatia, a resignação e a frustração emergindo um estado de coragem, força e confiança.
  • Dissipam medos e traumas – pequenos medos como o de falar em público, medo maiores como o de conduzir ou pânico de situações ou lugares, e medos de outros tipos.
  • Promovem a atenção e concentração, aumentando os sentidos e possibilitando maior capacidade de aprendizagem.
  • Promovem a calma interior trazendo tranquilidade quando a mente ou as emoções parecem borbulhar dentro de nós.
  • Trabalham a irritação, o mau humor, a intolerância, transformando-os em estados de calma, alegria e tolerância.
  • Restabelecem os canais de energia trazendo vitalidade após crises em geral, stress, cirurgias, divórcio, perda de entes queridos (falecimentos), acidentes com traumas físicos e emocionais.
  • Aliviam tensões geradas nas diversas etapas do desenvolvimento como: puberdade, adolescência, maternidade, menopausa, senilidade.
  • Restabelecem um sentido de serenidade e confiança nos estados pré e pós operatórios.
  • Restauram a auto-confiança e auto-valorização nos processos pessoais e interpessoais.

E muitas outras..

“Os Florais protagonizam a aurora de um novo tempo, auxiliando a rápida transmutação de padrões internos que são excessivos ou desequilibrados e que atrapalham o viver diário”. Com as essências podemos restabelecer e transmutar estes padrões, possibilitando um relaxamento mental, emocional e físico, em cadeia, proporcionando alívio das tensões e dissolução de padrões inadequados, ocorrendo assim a verdadeira transformação, resultando em serenidade, confiança, coragem e felicidade interior. Condições indispensáveis para a verdadeira cura em diversos níveis.

As essências Florais usadas nas terapias têm por base as Essências Florais de Saint Germain sendo que podem ser usadas outras essências de outros sistemas para que em conjunto se vá ao encontro da transformação.

Os Terapeutas do Viver a Cores tiveram formação com:

  • Neide Margonari – sintonizadora de todo o repertório das Essências Florais de Saint Germain
  • Rosana Souto – Terapeuta autorizada por Neide Margonari e mestre practicionaire das Essências Florais de Saint Germain e professora autorizada dos Florais de Bach.
  • Jaqueline Reys – Terapeuta autorizada por Neide Margonari a ministrar cursos sobre as Essências Florais de Saint Germain.

Mais sobre a Terapia Floral

A terapia floral foi descoberta pelo Dr. Edward Bach, inglês, nascido em 24 de Setembro de 1886, em Moseley. Formou-se em medicina na University College Hospital, em Londres em 1912, e ganhou títulos de Bacteriologista e Patologista em 1913 e diploma de Saúde Pública em 1914.

Para o Dr. Bach o importante era tratar a personalidade e não a doença, e sua filosofia era baseada no pensamento que a doença é resultado do conflito da alma. O conceito de saúde utilizado por Dr.Bach era: harmonia, integração, individualidade e integridade. O objetivo é tratar sempre a pessoa, e não a doença. Ele dizia que a origem das doenças são os sete defeitos do homem: orgulho, crueldade, ódio, egoísmo, ignorância, instabilidade mental e cobiça/gula. Dizia também que os sete caminhos para o equilíbrio emocional são: paz, esperança, alegria, fé, certeza, sabedoria e amor.

As essências florais vêm ajudar-nos a superar obstáculos (posturas negativas da Nossa personalidade), que bloqueiam a passagem da Luz através de Nós e consequentemente que deixemos brilhar o Nosso Sol Interior. Dos obstáculos nascem os conflitos que não são mais do que as batalhas que travamos entre a Nossa consciência maior (a Nossa alma, o Nosso Eu Superior) e a Nossa personalidade apegada a ilusões que a matéria oferece. Este embate entre o Nosso Eu maior e a Nossa personalidade faz surgir tanto a doença mental quanto física.

“Justamente neste momento, a Hierarquia Divina presenteia-nos com as essências florais e com as suas energias de pura Luz reconectando-nos com a Nossa Luz interna, que actualmente está quase apagada em Nossos corações.” As essências florais vêm curar-nos e ajudar-nos a elevar o Nosso nível de consciência vêm ajudar-nos a retomar o caminho do qual em algum momento Nos desviámos, desvio este que Nos tem causado tanto sofrimento e dor. Ao desligarmo-nos do real propósito da nossa Alma, tornamo-nos sombrios, deprimidos, amargos, magoados, rancorosos, medrosos, inseguros e sem esperança,…, doentes. Sendo a doença proveniente de distúrbios energéticos que se manifestam em Nossos Corpos.