Gestão do Tempo Pessoal: ARRUME O SEU LOCAL DE TRABALHO (E O SEU COMPUTADOR)!

É facto, que muito do tempo literalmente perdido no trabalho é à procura de algo.
Sejam papéis, emails ou ficheiros, o tempo perdido simplesmente “à procura” é normalmente imenso!
Sabem, quando a meio do Vosso trabalho, um colega pede ajuda, vocês param tudo, vão até junto dele e depois ele fica à procura (do que já devia ter à mão), gastando o tempo dele e o Vosso!! A mim acontece – e acreditem – é um teste à minha paciência (e educação!!)

Muito deste tempo e da necessidade de procura também advém do imenso Lixo que recebemos por email (entenda-mos por Lixo = a quantidade de coisas que não nos interessa, mas que alguém entendeu por bem, colocar o nosso email em cc!) e que nós guardamos por medo que um dia alguém nos pergunte alguma coisa sobre o tema. É hora de começar a arquivar ou simplesmente apagar estes emails.

Arrume a sua secretária (ou local de trabalho) de forma a que QUALQUER UM se possa entender se for necessário. Ter um local de trabalho onde só você se orienta, pode ser bom para si, mas não é o ideal para a empresa.
Parta do princípio que a secretária, o pc, o bloco de gavetas, por aí fora, NÃO SÃO SEUS, são da entidade que lhe paga o salário. E em caso de necessidade (ou férias por exemplo) tudo o que você mexe deve estar acessível para outra pessoa poder tratar. Ter tudo em ordem é muito importante, não só pelo que indicámos anteriormente, mas porque um local arrumado é mais tranquilo, eficiente e apetecível de trabalhar.

Arrume os ficheiros do seu pc de forma lógica (ou segundo a orientação da empresa ou do seu serviço). Vai ser muito mais fácil e rápido encontrar qualquer coisa.

Arrume e limpe o seu bloco de gavetas. Decerto encontrará um cartão-de-visita com anos, ou migalhas de bolachas que já nem sequer come.

Aproveitando a onda de arrumações sugerimos que passe de seguida para a arrumação do seu telemóvel. Guarde as fotos, apague as que não interessam e imprima as importantes para o futuro anulando o risco de “desaparecimento eletrónico”.
Não fique por aqui e arrume também o carro (especialmente se for de frota). É importante que esteja sempre impecável, por dentro e por fora.
Pense que o carro, a secretária, o bloco de gavetas e a sua área de trabalho SÃO UM REFLEXO DE SI!
Guarde um tempo na agenda – quem sabe sexta-feira à tarde – para manter o trabalho da semana organizado, e tudo arrumado.

Boas arrumações, Bom trabalho e
Vivam a Cores

Mariana Mendes

Spread the love
  • 5
    Shares