Gestão do Tempo Pessoal: CONCENTRE-SE NUMA COISA SÓ

Gestão do Tempo Pessoal: CONCENTRE-SE NUMA COISA SÓ

Ou como se diz normalmente, tenha Foco!

(Apesar da fama que as mulheres têm de o conseguir ;o) está mais do que provado que fazer várias coisas ao mesmo tempo, limita a nossa concentração em cada uma delas, aumenta o cansaço e torna-nos menos eficientes no que toca a resultados efetivos.

São várias as técnicas que o podem ajudar a focar num assunto de cada vez.
Pode começar por estabelecer janelas de tempo em que não se permite fazer mais nada.
Para alguns especialistas o melhor são períodos de 2 horas, para outros são períodos de 1 hora com intervalos para levantar, beber água, apanhar ar, e para os mais radicais a melhor forma é não fazer mais nada até acabar o que tem de ser feito!
O ideal é que avalie (mesmo experimentando as várias formas) e escolha o que resulta melhor para si e para o tipo de trabalho (ou tarefas) que desenvolve.

Para que consiga realmente focar num assunto de cada vez, deve usar a agenda e planear o melhor possível o seu dia, deixando – preferencialmente – espaços de tempo em branco para algo que possa surgir de última hora (e sabemos que sempre surge)!

Ao planear, avalie qual é a sua altura mais produtiva do dia.
Quando é que se sente com mais energia? É de manhã nas primeiras horas? É mais ao fim do dia?
Deixe para essa altura as coisas mais importantes. E as coisas menos importantes, para as alturas de menor produtividade (como a hora logo a pós o almoço, por exemplo!)

Caso o problema da falta de concentração seja algo que não pode mudar, como por exemplo se trabalhar num “open space”, a alternativa passar por se abstrair o mais possível, quem sabe simplesmente pondo fones, ou mesmo ouvindo musica calma.
Pode sempre (pedir para) usar uma sala de reuniões ou gabinete para fazer o trabalho que requer maior concentração.

Para ter Foco, será uma preciosa ajuda ter plena noção do “tempo que cada coisa demora” e evitar os “Ladrões de Tempo”, ambos explicados uns posts anteriores. Se só chegou agora aos nossos posts de GestãodoTempoPessoal, dê uma olhadela nos anteriores!

Bom trabalho,
e Vivam a Cores!

Mariana Mendes

Spread the love