Cuidemos do nosso Planeta: A Anatomia da Acção

Este mês trago-vos um desafio para 2020 – The Anatomy of Action (Anatomia da Acção). Um conjunto de 15 acções para um estilo de vida mais sustentável, já que pequenos esforços individuais diários contribuem para um futuro colectivo mais equilibrado.

A Anatomia da Ação é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (United Nations Environment Programme – UNEP) e da UnSchool of Disruptive Design (Laboratório experimental de conhecimento fundado por Leyla Acaroglu).

As 15 acções estão divididas nas seguintes 5 áreas:

  • Alimentação
  1. Reduzir ou eliminar o consumo de carne e outros produtos de origem animal
  2. Dar o máximo de uso à comida, evitando o desperdício alimentar que acaba na maioria das vezes em aterro (produz metano, um potente gás com efeito de estufa)
  3. Plantar os próprios alimentos e ficar mais consciente da origem dos mesmos para poupar dinheiro e reduzir os impactos do seu transporte, embalagem e desperdício
  • Bens materiais
  1. Avaliar a real necessidade de uma nova aquisição, e comprar produtos mais duráveis, que possam ser usados várias vezes antes de serem descartados
  2. Afastar-se da moda rápida (fast fashion) através da qual grandes quantidades de roupa são produzidas às custas do ambiente e de pessoas sujeitas a más condições laborais, por vezes ilegais
  3. Recusar produtos de utilização única
  • Mobilidade
  1. Andar a pé e de bicicleta para o emprego como forma de actividade física e de reduzir o impacto ambiental
  2. Partilhar a viagem, usando os transportes públicos ou outros meios de transporte colectivos
  3. Optar por veículos eléctricos, de combustíveis mais limpos e por distâncias mais curtas para reduzir a pegada ambiental do transporte
  • Dinheiro
  1. Investir/comprar de forma ética, optando por produtos social e ambientalmente responsáveis
  2. Garantir que o nosso dinheiro não está a ser gerido por instituições bancárias que investem em actividades não sustentáveis (por exemplo combustíveis fósseis)
  3. Adaptar a habitação tornando-a mais eficiente energeticamente, poupando dinheiro e energia
  • Diversão
  1. Viajar localmente, promovendo a economia local e sendo mais rentável economicamente. Ao viajar para mais longe, tentar permanecer por mais tempo (aproveitar mais tempo em cada local, visitando menos locais)
  2. Manter a curiosidade, alimentando a aprendizagem constante
  3. Optar pela experiência, despendendo mais tempo e recursos em experiências que tragam valor à nossa vida.

 

Provavelmente há acções que não nos fazem tanto sentido. Mas há com certeza outras em que sentimos que podemos melhorar. Que 2020 nos traga novas experiências e, com elas, a oportunidade de tornarmos os nossos de estilos de vida cada vez mais sustentáveis.

E em caso de dúvidas, visitem o website do The Anatomy of Action, porque tem imensos conteúdos interessantes que explicam detalhadamente o propósito de cada uma das acções.

Spread the love
  • 5
    Shares