Não basta viver, é preciso celebrar!

Não basta viver, é preciso celebrar!

E já estamos em Junho, sou só eu ou vocês também pensam que este ano está a ir mais rápido que o normal?! É vida que segue numa velocidade tão grande que já não se pode deixar para amanhã que o amanhã já é quase ontem.

Então partindo deste principio, e a olhar para a vida tenho estado a organizar tudo desde casa, documentos, fotos, e gente nem sou daquelas que acumulam ou compram muito, mas nisto de arrumar, simplificar vou encontrando memorias por um lado e por outro abrindo espaços para o novo. Quando falamos de memórias é interessante de ver quem um dia fomos e quem nos tornamos, de onde viemos e para onde vamos… o caminho de cada um tem todos os altos e baixos necessários para nos engrandecer ou nos fazer crescer, nem sempre fácil mas completamente necessário. E no meio deste rever e renovar, fica claro que nem sempre acertamos ou que nem tudo foi erro também, fica claro que para cada decisão acertada houveram umas quantas que bateram na tangente, mas é graças ao conjunto que hoje somos melhores.

Não é possível mudar o passado ou as escolhas feitas lá, mas é possível sim nos libertarmos da “culpa” ou do “peso” delas no presente momento, porque não é justo com quem você foi cobrar pelo que hoje sabe. Então que tal trabalhar o perdão e a aceitação? Que tal escrever uma carta para aquela menina e a libertar do peso todo? Que tal fazer oração do perdão ou hoponopono para si mesma e para todos os envolvidos? Comece hoje e verá que após uns tempos a vida fica mais leve, que os sentimentos acabam por fluírem de outra maneira… quando removemos as pedras do caminho o caminhar é mais fácil.

Depois de libertar o passado começamos com o presente momento, e o presente é tudo de bom já que traz com ele mil possibilidades. O que faria hoje, não para mudar a vida, mas para celebrar a vida? O que faria hoje com tudo o que sabe para tornar a vida um lugar melhor não só para você mas para todos que estão a sua volta? Porque não se tratar de mudar tudo, mas se trata de viver melhor com o que se tem e aonde se está. Até pode fazer mudanças pelo caminho mas que tal começar pela celebração e gratidão?

Pelo que seria grata? Pelo que ou para quem poderia ligar e dizer muito obrigada? Há mais para agradecer na vida do que pensamos, só precisamos de começar a agradecer e logo a lista será grande. Dê o primeiro passo nesta direção e depois conte como foi.

Então seguimos para a etapa do que vem a seguir, quais são os planos e metas que ainda quer realizar, para onde quer ir e como… uau muitas perguntas e para isto também é precisa de ir com calma, pois não é porque adora viajar que vai largar e sair correr o mundo… que até parece legal, mas se é uma pessoa de hábitos vai sofrer… ou seja, nem tudo o que parece ser giro ou bom para outros pode ser bom para nós. Faça planos mas com consistência e para a pessoa que é hoje, não para quem foi um dia ou pelos medos, mas para quem é hoje com tudo o que é hoje. Porque a vida muda e nós mudamos também, portanto planos para sua pessoa atual.

Com isto já temos muito para fazer até o final do ano, quando de novo fazemos balanços, quando revemos caminhos e escolhas… a vida é um ciclo continuo que pode sempre alterar mas não o faça por fazer, faça-o para ser o melhor para você e no seu tempo.

Viver é simples, viver bem dá trabalho, e viver e ser feliz  é o que dá mais trabalho porque o fará ir mais fundo em tudo o que faz, pensa e sente. Não vai bastar querer, terá mesmo que trabalhar, mas acredite que valerá a pena todo o esforço. E que venha um mês de muitas celebrações, mês de Santo António, de arraiais e de comemorações, afinal viver é muito bom!

Jaqueline Reyes

Spread the love