Yoga no Dia a Dia – Permanência

Na maioria das práticas de Yoga fala-se muito em permanência. A permanência nos asanas (posturas psico-físicas) vai ganhando estabilidade à medida que nos vamos entregando à postura e que nos vamos sentindo mais relaxados e, sem esforço, conseguimos permanecer e sentir o nosso corpo firme e estável. Mas falar em permanência vai muito mais além do que a parte física, ao permanecermos na postura e focarmos a nossa atenção nesse momento, passamos a ser um com a postura, é a verdadeira ligação corpo, mente e emoções. O verdadeiro papel das posturas é eliminar as perturbações que o corpo físico causa à mente.

Nos sutras II, 46-48, de Patañjali é claramente definido o que é o asana e os efeitos da sua prática “O asana deve ser estável e confortável. A perfeição no asana é alcançada quando não há esforço na sua execução e a mente é absorvida no infinito. Assim a dualidade não produz dificuldades”.

Agora é a vossa vez. Escolham um asana e todos os dias vão tomando consciência como se sentem no asana. Escrevam num caderninho e percebam as diferenças de dia para dia… vão surpreender-se com a descoberta.

Boas práticas.

Mafalda Vaz

   Om Shanti     

Sê o primeiro dos teus amigos a partilhar esta página!
  •  
  •  
  •  
  •