Somos Bio: Horta em casa

E entrámos em Março…. a Primavera está aí a chegar, ou até já se instalou, tendo em conta as temperaturas elevadas fora de época, que temos sentido na última semana.

E já que é assim, porque não aproveitar para deitar as sementes à terra neste novo ciclo que se inicia, com o equinócio da Primavera e começar a fazer uma pequena horta em casa, na varanda, na janela da cozinha, no pequeno quintal disponível, adequar o que temos ao que podemos ter, de acordo com a nossa disponibilidade.

Para começar há sempre a opção de simples aromáticas, em frascos ou pequenos vasos como canecas velhas, guardar as sementes do tomate usado nas saladas, o caroço da fruta comida e pôr as mãos na terra. Às vezes o problema maior é mesmo começar, pôr as mãos na terra e experienciar, se à primeira não der certo, não há que desanimar, insistir ou mudar a semente para outra mais adequada ao espaço, tempo e clima que podemos oferecer à planta.

Depois, com um boa fonte de nutrientes, hoje em dia é fácil arranjar um bom substrato de origem bio, adequado ao pretendido e depois também o podemos ir fertilizando com umas borras de café, cascas de banana e ovo trituradas e fazermos a nossa própria horta. Há que dar largas à imaginação e sempre de modo ecológico como aproveitar garrafões de plástico, em vasos de barro, ou contruir floreiras com tábuas de madeira usada.

Além de mais saudável porque sabemos como cultivamos e sabemos o que comemos, é uma actividade bastante terapêutica, o contacto com a natureza por muito reduzida que seja na janela ou varanda traz benefícios a nossa saúde física, mental e emocional, por isso aproveite a boleia da natureza e agora em Março é tempo de plantar:  abóbora, alface, beterraba, cebola, cenoura, couves, ervilhas, espinafres, favas, feijão de trepar, lentilhas, melão, melancia, nabiças, nabos, pepino, rabanetes, salsa e tomate.

Boas plantações!

Visita-nos em:

 

 

Loja: Rua Caetano Maria Batalha 3B, Almada
Telefone: 21 581 3417
Email: geral@somosbio.pt

E deixa-nos surpreender-te com a nossa simpatia e profissionalismo.

Sê o primeiro dos teus amigos a partilhar esta página!
  • 6
  •  
  •  
  •  
  •