Sentimentos de um Escuteiro

Este é o 3º artigo de uma série de 3 artigos. Vê também:
Actividades escutistas (09/11/2017)
Ser Escuteiro (12/10/2017)

O escutismo não muda uma pessoa, apenas a melhora – mas uma pessoa pode mudar o escutismo.

Com o escutismo eu melhorei muito o meu interior, passei a preocupar-me um bocadinho mais com os outros e a estar sempre Alerta para fazer uma boa ação. Também ganhei muitos amigos e passei a ter uma segunda família. Passei a ver o mundo de uma forma diferente a ver o quanto eu posso mudar o mundo sem quase qualquer esforço. E comecei a deixar o mundo melhor do que o encontrei.

Uma pessoa pode melhorar o escutismo até só pela simples adesão ao escutismo, mas pode também melhorá-lo através de sugestões e da participação nas atividades. Porque, mesmo que não pareça, irmos, ao não irmos, a uma atividade faz uma grande diferença tanto para nós como para a nossa equipa, bando ou patrulha.

O escutismo desperta o melhor que há em nós, mas quero avisar-vos que se pretendem aderir ao escutismo ou inscrever o vosso filho/a, nem tudo é um mar de rosas porque no meio de tanta pressão para seguirmos regras, acaba sempre por haver discussões e várias confusões. E o meu conselho é, afastem-se das confusões, se não for nada com vocês, deixem passar. Se for com vocês, tentem resolver porque acho que se deve ir para o escutismo com um espírito para aprender, para fazer novos amigos e ter novas experiências. Porque – acreditem no que eu vos digo – há coisas que fazemos nos escuteiros que, se não fossemos, nunca as iríamos fazer.

O escutismo desperta compaixão para ajudar os outros, desperta força interior para enfrentar novos desafios, desperta confiança para confiarmos em pessoas que, se as víssemos na rua, nunca lhes iriamos pedir nada. Mas, como estamos nos escuteiros, somos “obrigados” a conviver. Mas calma! Isto não é uma obrigação, quase que é uma bênção conviver com estas pessoas todas as semanas.

Sara Ferreira

Sê o primeiro dos teus amigos a partilhar esta página!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.