As férias e as mudanças!

As férias e as mudanças!

Das coisas que mais adoro no verão, além do sol e de ver as pessoas nas ruas cheias de vida e de afazeres, é de fato o descansar. Período de férias, de idas ao campo ou à praia, o “toca sair da casca” – e da casa – para viajar e conhecer novos lugares e novas pessoas, enfim é como se fosse uma lufada de vida e todos precisamos destas lufadas para nos lembrarmos de que estamos vivos.

Posto isto, o que é estar vivo para você? Já se perguntou ou sequer pensou sobre o tema? Ou simplesmente segue um dia depois do outros e meses a fio?!?!

Confesso que adoro gente que pensa, que faz perguntas para si mesmo e para os demais, isto faz com que a vida ganhe cor, ganhe balanço e movimento. Não dá para brincar de “vaca a seguir a manada”, porque a vida é finita no tempo e, quando vemos, já foi. Então, pensar faz com que tenhamos que assumir “estamos bem ou não”. Se estamos, ótimo, mas se não estamos, é hora de rever tudo e buscar por harmonia e vida.

Quem já leu algum livro da Elisabeth Kluber-Ross percebe melhor sobre o que estou a escrever hoje porque, quando estamos de partida, não ficamos a pensar no quanto de dinheiro ganhámos, mas no que andamos a viver, nas memórias que criamos para nós e para os demais. Isto é viver, criar momentos e os viver intensamente da melhor forma que podemos ou sabemos.

Cuidar do corpo físico é fundamental, mas cuidar também da mente, do coração e do espírito vai fazer toda a diferença na forma como se vive e na razão para se viver. Vivemos tempos onde o “Ter” vai deixando de ser o principal objetivo de vida e passa a ser algo tão importante quando o “Ser”. Mas, sem saúde física, mental e emocional, tudo fica mais cinzento, confuso e facilmente nos perdemos no caos dos pensamentos negativos e atitudes destrutivas. Portanto, desafie-se nestas férias a tomar conta mesmo do que come, do que bebe, do quanto come e do quanto bebe, do que lê e do que não lê, do que pensa e do que não pensa, do que ri ou chora ou do que reprime.

O nosso corpo é um conjunto perfeito que funciona lindamente se cuidamos na globalidade dele e todo excesso é um sintoma e diz algo sobre o que se passa ou não na sua vida. Então, o caminho do meio para tudo é o termómetro que ajuda a saber se vai a bom termo ou não.

É bom de aproveitar o verão para ir as consultas, todas preventivas, daquelas que temos que fazer e se vai adiando nem se sabe muito bem a razão, tipo dentista, ginecologista, urologista, cardiologista… acupunturista, naturopata… enfim, profissionais que podem ajudar a melhorar a sua qualidade de vida, de forma que não fique nunca no extremo das doenças complicadas. Embora algumas vezes, sejam necessárias estas doenças para abanar o que for caso disso.

As férias são o tempo ideal também para pensarmos e organizarmos a vida no daqui para frente, pois já se foi mais da metade do ano e é preciso se perguntar o que já fez de melhor e diferente para si mesmo e para os demais. Esta é daquelas perguntas que nem sempre se quer fazer – é brincar as vaquinhas. Mas lembre-se que Deus lhe deu um cérebro para que faça uso dele, e pensar é a forma mais saudável de nos pormos a caminho do que queremos. Depois de pensar, é agir, e precisa de saúde física, genica mesmo para ir à luta e fazer acontecer. E principalmente, abandonar as velhas desculpas e padrões de vitimizações de que Deus e o mundo estão contra você. Pensa bem, não acha que Deus tem muito mais o que fazer do que andar a tramar a sua vida?!?! Somos nós, com as escolhas que fazemos que andamos a nos tramar. Por favor, pára de ser vitima de você mesmo, e força no foco de se amar e de se cuidar.

Posto tudo isto, é hora de fazer uma lista do que ainda se quer para este lindo ano, das chamadas que ainda não fez para as pessoas em quem anda a pensar e sentir saudades, é do ir experimentar o tango na rua, do saltar de paraquedas do desafiar os medos e limites de forma segura e com bom senso. O que ainda não fez e que gostaria de fazer?! Para quem gostava de dizer te amo que ainda não fez?!?! Qual a pessoa que precisa de perdoar para poder seguir o caminho sem o peso da mágoa?!?

Escolhe viver e faze-o bem, porque é a sua vida e só você pode tomar conta dela, só você a pode viver agora para que depois possa ter o que recordar em memórias e histórias engraçadas.

Boas férias e grandes mudanças!

Jaqueline Reyes

Spread the love