A Minha Casa e Eu: Máquina de Lavar e Secar Roupa, juntas ou separadas?

A Minha Casa e Eu: Máquina de Lavar e Secar Roupa, juntas ou separadas?

Olá de novo!

Qualquer entendido em qualquer matéria lhe responderá à pergunta no título com um “tudo em separado”!

Vamos primeiro pensar noutra coisa. Se perguntar à sua cabeleireira se ela usa shampoo 2-em-1, o mais provável é que a ofenda. A lavagem da loiça na máquina é comprovadamente muito mais eficiente se for tudo em separado (sal, detergente e abrilhantador). As pastilhas para a máquina de loiça “tudo-em-1” nem sempre lavam devidamente e, mesmo que lavem bem, raramente secam devidamente.

O mesmo acontecia com as opções para máquina de lavar e secar! Digo “acontecia” porque já existe no mercado uma máquina de Lavar e Secar em que o sistema de secagem é “bomba de calor” que, como vos falei no post passado, é o mais eficiente na secagem, e até a lavagem é mais económica. O problema desta máquina, é ser muito cara (como aliás, qualquer recente inovação) que, mesmo lavando e secando o ano inteiro, levaria uma eternidade a “amortizar” o valor pago.

Posto isto, a opção de compra de uma Máquina Lavar e Secar, só será uma boa opção se de todo não houver espaço físico para o secador. E, mesmo assim, aproveito para lembrar que qualquer Secador pode ser colocado por cima da máquina de Lavar Roupa (e nunca ao contrário 🙂 ), e se houver espaço em altura!
Assim, a opção ”tudo em separado” é de facto a melhor opção no que concerne o consumo energético e à qualidade da lavagem e da secagem em cada uma das máquinas em separado. Isto acontece porque qualquer máquina convencional de Lavar e Secar, vai consumir sempre mais água e energia em cada uma das lavagens que realize. Mesmo que não seque regularmente (e só seja usada em caso de “dias seguidos de chuva”), quando for usada para secar, o consumo de energia será muito superior ao consumo de um secador bomba de calor (e já nem falamos nos outros 🙂 ).

Para piorar, lembrar que a capacidade de secagem de qualquer “Lava e Seca” é geralmente de metade da capacidade do tambor, pelo que se a máquina Lava 9kg, provavelmente, “em condições”, apenas seca 4kg (apesar de terem programas que se comprometem a Lavar e Secar em continuo 6kg de roupa), a verdade é que, se quer a roupa devidamente seca e sem toneladas de vincos, terá de secar os ditos 9kg de roupa em 2x, duplicando assim o consumo indicado!

Para os mais curiosos ou detalhistas, deixo gráfico elaborado a partir de consumos reais declarados em máquinas de 9kg de capacidade e da mesma marca.

ALGODÕES ECO
(Programa ECO 9kg. Base Etiq. Energética)
Por programa Consumo kWh
Máq. Lavar e Secar (Bomba de Calor) a Lavar 9kg 0,77
a Lavar e Secar 6kg 3,64
Máq. Lavar e Secar (convencional) a Lavar 9kg 1,05
a Lavar e Secar 6kg 6,12
Máq. Lavar (A+++-20%) a Lavar 9kg 0,95
Maq. Secar (A++ – Bomba Calor) 2 a Secar 9kg 2,00

Boas escolhas e Vivam a Cores  🙂

Mariana Mendes

Spread the love
0