Abrigo – Associação de Protecção à Fauna e Flora

A Abrigo – Associação de Protecção à Fauna e Flora é uma associação zoófila, vocacionada para a recolha de gatos e cães abandonados ou vítimas de negligência. Está instalada em Vale do Paraíso, uma freguesia da Azambuja, mais precisamente, na Quinta do Sol, Casal do Seixo e nasceu da iniciativa da Dra. Anabela Cardoso, para recolher um máximo de 80 cães.

Foi criada em 1995 e inaugurou em Portugal um novo conceito de recolhimento para animais, onde não existem boxes pequenas e apertadas, mas largos parques, onde os nossos patudos podem correr e onde existem casas onde se podem abrigar e onde se sentem confortáveis.

Este conceito valeu à Abrigo o reconhecimento nacional e internacional, tendo sido considerado, na altura, o segundo melhor refúgio da Europa, a cuja atividade foi concedida a devida relevância em 1996 pela Fundação Brigitte Bardot, na revista n.º 19.

Volvidos 20 anos, a Abrigo mantém os mesmos pressupostos, mas a população animal aumentou substancialmente, com a prática corrente e, apenas agora, punível por lei, do abandono e dos maus-tratos. Neste momento, existem na Abrigo 30 gatos (10 fêmeas e 20 machos) e 180 cães (84 fêmeas e 96 machos), incluindo alguns bebés e vários seniores. Os voluntários e responsáveis pelo recolhimento não conseguem ficar indiferentes aos inúmeros pedidos que chegam diariamente. As adoções são escassas e os animais vão permanecendo no local toda a sua vida.

Assim que um animal entra na Abrigo, as primeiras preocupações são de garantir que não têm qualquer doença grave, que exija medicação ou cuidados específicos e a esterilização. A conta do veterinário nunca consegue ser saldada.

Vivemos apenas de voluntariado e temos, apenas, duas pessoas diariamente a cuidar dos animais. Ao fim de semana recebemos a ajuda de estudantes e, pontualmente, de grupos de escuteiros, que ajudam nos processos de desmatação e limpeza dos parques.

As instalações, agora sobrelotadas, foram-se degradando e necessitam de obras de recuperação; o espaço da quinta permitiria, ainda, construir mais parques e abrigos que permitissem acolher mais animais.

Para tudo isso, é necessário dinheiro, materiais e mão-de-obra, que a Associação não possui, pois apenas vive das quotas dos associados e da boa vontade de todos aqueles que gostam de animais. Não existe qualquer apoio estatal ou autárquico, sendo difícil conseguir alimentar, vacinar, desparasitar e garantir os cuidados básicos de saúde dos nossos animais, muito menos proceder às necessárias obras.

A Abrigo gasta 200 Kg de ração de gato por mês, 2500 Kg de ração de cão, e 200 Kg de paté. As doenças crónicas como artroses e a Leishmaniose, obrigam à aquisição mensal de 21 caixas de Aluporinol, 50 caixas por ano de Leisguard, e 12 caixas de Kimimove Support.

A desparasitação interna e externa é feita com regularidade, mas com muitas dificuldades, tendo em conta os preços proibitivos dos medicamentos para os animais.

Fazemos um apelo a todo e qualquer apoio, desde apoio financeiro, doação de materiais, ração, produtos de higiene animal, produtos de limpeza, produtos de saúde animal, campanhas de voluntariado… As carências são enormes e toda e qualquer ajuda é muito bem-vinda.

IBAN da Abrigo (Associação dos Amigos da Abrigo, que administra o espaço)
Nome: ASSOCIACAO AMIGOS ABRIGO
NIB: 0035 0129 00016045330 03
(Conta CGD: 0129016045330)
IBAN PT50 0035 0129 00016045330 03
BIC SWIFT CGDIPTPL

Gratos pela atenção,
Paula Figueiredo

Associação dos Amigos da Abrigo
Vale do Paraíso – Azambuja
Telm.: 933672311
https://www.facebook.com/abrigo.associacao/

Spread the love