O Yoga do Sono

O Yoga do Sono, mais conhecido como Yoga Nidra é a técnica mais simples, mas mais eficaz de relaxamento. Leva-nos a um estado de total relaxamento, mas com consciência.

Esta técnica foi desenvolvida por Swami Satyananda Saraswati e se se lembram do texto “Tipos de Yoga”, Yoga Nidra está relacionado com o 5º ramo do Ashtanga Yoga, Pratyahara, a abstracção dos sentidos, porque as distracções da mente estão contidas e a mente permite-se relaxar.

Nidra significa sono, mas Yoga Nidra não é literalmente Yoga do Sono, mas também não é um estado totalmente acordado, é a fronteira entre estar acordado e estar a dormir. É mais fácil perceber esta fronteira se nos focarmos em como a mente funciona, em 3 níveis: consciente (ligação do mundo exterior com a mente), subconsciente (é a nossa memória, onde são guardadas todas as nossas experiências) e inconsciente (o que não está disponível à nossa consciência).

No processo normal, os nossos sentidos transmitem uma mensagem ao consciente, o cérebro processa e transmite uma mensagem ao subconsciente. No Yoga Nidra os ouvidos transmitem uma mensagem ao consciente que transmite directo ao subconsciente, ou seja o Yoga Nidra funciona como um acesso directo ao subconsciente em passar pelo intelecto.

No Yoga Nidra deixamos o estado desperto, passamos pelo estado de sonho e no estado de sono profundo permanecemos totalmente acordados. Esta prática traz inúmeros benefícios: relaxamento físico, mental e emocional; purificação da mente; traz calma, tranquilidade e clareza; é uma das técnicas mais eficazes para a libertação do stress. Esta prática deve ser feita deitada e dura em em média 45 minutos

Nesta prática são seguidas uma série de técnicas de modo a proporcionar um relaxamento profundo e reparador, como por exemplo, abstracção dos sentidos (pratyahara), propósito de vida (sankalpa), rotação da consciência, entre outras técnicas. Com vontade de experimentar esta prática? Em breve partilharemos uma gravação com uma prática de Yoga Nidra, não percam. Até já.

om Om Shanti om

Spread the love