O Hatha Yoga e a Limpeza

O Hatha Yoga e a Limpeza

Hatha Yoga é uma prática para equilibrar o corpo e a mente através da purificação dos canais de energia – as nadis. As nadis são usadas ​​para levar a energia de força vital conhecida como prana , através do corpo. Ha, significa a energia masculina, a energia do Sol, a energia física ou o Corpo e corresponde à Pingala Nadi (lado direito), Tha, significa a energia feminina, a energia da Lua, a energia mental ou a Mente e corresponde à Ida Nadi (lado esquerdo).

Os bloqueios nos canais de energia (nadis) manifestam-se através das somatizações físicas das doenças, pelo que o objectivo do Hatha Yoga é a sua purificação para o equilíbrio do corpo e da mente.

Uma das formas de purificação no Hatha Yoga são as técnicas de limpeza (os shatkarmas), que permitem remover as toxinas acumuladas do corpo, removendo os bloqueios dos canais energéticos, ajudando a equilibrar o corpo e a mente, especialmente o sistema nervoso e endócrino. As técnicas de limpeza devem ser feitas antes dos asanas (posturas psico-físicas) e dos pranayamas (técnicas para controlo e expansão do prana, mais conhecidas como técnicas de respiração) de forma a que sejam removidas do corpo todas as toxinas para que não existam bloqueios para a realização destas práticas.

As técnicas de limpeza do Yoga permitem a limpeza física do nosso interior, existindo para isso 6 técnicas: neti (limpeza nasal), dhauti (limpeza do canal alimentar), nauli (limpeza do abdomen), basti (limpeza do intestino), kapalbhati (limpeza da região frontal do cérebro), trataka (desenvolve o poder de concentração). Algumas destas técnicas são avançadas, pelo que só devem ser feitas a primeira vez com o aconselhamento de uma pessoa que as conheça, professores de yoga, técnicos de ayurveda, por exemplo.

Uma das técnicas que eu mais uso é o jala neti, a limpeza nasal com água e sal. É óptima para remover o muco e a poluição das nossas narinas, ajuda na sinusite, tosse, constipações, permitindo que o ar flua sem obstruções. Ajuda também a acalmar a mente, a aliviar a ansiedade, raiva e depressão e remove a sonolência, dando uma sensação de que a nossa cabeça fica leve e purificada.

Para se fazer esta técnica de limpeza é necessário um neti pot ou lota, semelhante ao da imagem ao lado. Mas atenção, esta técnica não deve ser feita por pessoas que costumam sangrar do nariz e deve ser evitada quando o nariz está totalmente congestionado.

Deve encher-se o neti pot com água mineral aquecida à temperatura do corpo e colocar-se uma colher de chá de sal marinho ou sal rosa dos himalaias por cada meio litro de água. Permanecendo com a boca aberta para poderem respirar, inclinam a cabeça para o lado esquerdo e começam por colocar o neti pot na narina direita e a água passa por essa narina, saindo pela outra e depois fazem o processo no outro lado. Podem utilizar a água toda numa narina e voltam a encher com água ou utilizam metade, metade, dependendo também do tamanho do vosso neti pot. No final e para que não fique água no vosso nariz, façam várias expirações nasais rápidas libertando toda a água.

A primeira vez pode custar um bocadinho, mas rapidamente vão perceber o alívio e bem estar que vos proporciona. Esta prática pode ser feita sempre que seja necessário.

 

Boas limpezas. …Até já.

om Om Shanti om

Spread the love