Viagens – Praia da Consolação

Viagens – Praia da Consolação

Iniciamos as nossas viagens no centro do País, perto de Peniche. O lugar é a Consolação, uma pequena localidade à beira-mar, repleta de simples encantos. Sendo uma zona costeira é naturalmente mais procurada na altura de Verão, se bem que fora da “época alta” é também o sitio ideal para um escapadinha de fim de semana.

Consolação
Vista panorâmica da Praia da Consolação. Ao fundo encontramos Peniche, o Cabo Carvoeiro e as Ilhas Berlengas.

À entrada da Consolação, passando pelo lugar da Estrada, encontramos uma avenida de palmeiras, que nos dizem que estamos prestes a chegar ao nosso destino. Esta é a mesma avenida que, sempre em linha recta, atravessa a Praça Outeiro da Aroeira – o centro da localidade – até ao Forte da Praia da Consolação. A Praça Outeiro da Aroeira, é tipicamente o ponto de encontro de quem por lá passa, dada a facilidade de a encontrar. Rodeada pela maioria do comércio, serve também de palco às animadas Feiras de Artesanato que decorrem entre Maio e Agosto, anualmente. Quando não tem actividades, podemos simplesmente desfrutar do fontanário central, bem acompanhados das várias iguarias que as pastelarias locais nos têm para oferecer.

A Praia da Consolação é um pouco diferente da restante costa Portuguesa. Curiosamente a areia é um pouco mais grossa, mas o longo areal é o local mais-que-perfeito para uma pacífica caminhada ao longo do mar. Tipicamente “picado”, o mar nesta zona é ideal para Surf e Kitesurf, dado que é também ventosa ao longo de todo o ano.

Ao fim do areal, vamos descobrir a mundialmente famosa Praia dos Supertubos e, logo a seguir, Peniche. A um pulinho, podemos encontrar a Ilha do Baleal e, agora a Sul da Consolação, a Praia de São Bernardino. Em linha de vista, podemos observar as Ilhas Berlengas e o Cabo Carvoeiro. Desde que as condições do mar permitam, as Ilhas Berlengas são possíveis de visitar e é uma experiência bem pitoresca.

A Consolação é um lugar bem completo. Neste lugar vai poder encontrar desde uma magnífica vista junto ao Cruzeiro, à possibilidade de fazer um longo passeio junto ao mar, ou apenas descontrair e usufruir do pôr do sol. É, sem dúvida, um lugar rico em possíbilidades.

This slideshow requires JavaScript.

Spread the love