Yoga

yogaA palavra Yoga leva-nos de imediato a pensar em flexibilidade, em relaxamento, em estar imóvel em meditação e em tudo o que nos traga paz e tranquilidade. No entanto o Yoga vai muito mais além. Yoga é uma forma de estar na Vida, é uma prática do nosso interior para o exterior, com princípios universais, com resultados e benefícios que podem ser experimentados por todos, independentemente da religião, raça, género e cultura.
A palavra Yoga significa União, união do corpo, da mente e energia. É uma prática de autoconhecimento que nos leva a entrar em contacto com o nosso Ser, com a nossa essência.

Muitas vezes a nossa mente vagueia no passado, preocupa-se com o futuro e um dos objectivos do Yoga é focarmo-nos no momento presente, no aqui e no agora, sendo para isso utilizadas diversas técnicas, como por exemplo os Asanas (posturas psico físicas firmes e estáveis) que preparam o corpo para ficar imóvel, os Pranayamas (técnicas de respiração) para expansão do prana, da energia vital e a Meditação que nos leva à abstracção dos sentidos e à concentração da mente.

O número de praticantes de Yoga tem vindo a aumentar, existindo hoje em dia milhões de Yogis por todo o mundo, bem como os diferentes tipos de práticas de Yoga existentes: Hatha Yoga, Ashtanga Vinyasa Yoga, Sivananda Yoga, Iyengar Yoga, Kundalini Yoga, entre outras. Qualquer prática de Yoga representa um aumento de consciência, quando uma pessoa sente o seu corpo livre e solto a mente acompanha e flui nessa liberdade em harmonia. A prática de Yoga escolhida por cada pessoa deve ser em função das expectativas e necessidades de cada um, não havendo uma prática melhor ou pior, mas sim uma prática que melhor funciona com cada um de nós. A questão é procurar até encontrar o que realmente nos satisfaça.

Se quiseres vir experimentar uma prática de Hatha Yoga, uma prática para equilibrar o corpo e a mente através da purificação dos canais de energia, através de Asanas, Pranayamas, Mudras, Relaxamento e outras, em Lisboa ou em Setúbal, entra em contacto comigo através do email mafalda.vaz@viveracores.com

E para descobrires mais sobre Yoga fica atento à página do Viver a Cores, quinzenalmente, às quartas-feiras

Até já.

om Om Shanti om