Cuidemos do nosso Planeta: Pessoas que nos inspiram

Cuidemos do nosso Planeta: Pessoas que nos inspiram

Há pessoas que nos inspiram e, para mim, o americano Rob Greenfield é uma delas.

Já não me recordo através do quê ou de quem é que conheci o seu trabalho, mas actualmente é uma das pessoas que sigo através da sua página da internet: robgreenfield.tv.

É um ativista ambiental que leva ao extremo o significado de viver um estilo de vida sustentável. E com isto ele não pretende convencer as pessoas a fazerem o mesmo. O objetivo é sensibilizar-nos, fazer-nos parar e pensar nos impactos sociais e ambientais das nossas ações do dia-a-dia.

Tudo começou com uma viagem que Rob Greenfield fez pelos Estados Unidos da América. Na sua bicicleta de bambu, ele comprometeu-se a obter um impacte ambiental nulo através do estabelecimento de regras nos seguintes setores: alimentação, água, transporte, resíduos e energia. Por exemplo, em relação aos resíduos, ele estabeleceu que todo o lixo que produzisse ao longo da viagem o acompanharia até ao seu regresso a casa.

No vídeo abaixo encontram mais pormenores acerca desta e de outras aventuras a que ele se comprometeu em prol da sensibilização da comunidade para a proteção ambiental.

Tal como ele diz, é tudo uma questão de perspetiva e de simplificação da vida. É possível vivermos com um impacte ambiental menor do que aquele que temos atualmente. E as ações de cada um de nós, como indivíduos, têm importância. Interessa, assim, perguntarmos a nós próprios, o que é que podemos fazer de diferente para reduzirmos a nossa pegada ambiental.

Para além do vídeo que se segue, aconselho-vos a verem os conteúdos disponíveis no robgreenfield.tv, onde encontrarão informação útil como listas de livros, pessoas e documentários que têm marcado o desenrolar da sua vida.

Inês Gomes

Spread the love