Sentar e… meditar

Sentar e… meditar

O sétimo membro do Yoga, de acordo com o Ashtanga Yoga é a meditação (já não se lembram? releiam o texto “Os vários tipos do Yoga”), e todos os outros membros permitem que o corpo e a mente estejam preparados para que se permaneça, sem esforço, numa posição sentada em meditação.

Nem todos os asanas são posturas apropriadas para meditação, por exemplo: Adho Mukha (a postura do cão) requer esforço físico, ajudando à harmonia do corpo físico e mental, mas não é apropriada para meditação; Savasana (a postura do cadáver, a postura deitado de barriga para cima) não exige qualquer esforço físico, mas não é adequada a meditação, pois é fácil adormecer. As posturas mais adequadas, são as posturas sentadas, pelo que no vídeo vou explicar quatro delas. A postura escolhida por cada um deve ser aquela que permita estar mais tempo e sem esforço sentado, respeitando o corpo e o limite de cada um. As quatro posturas que explico no texto são as seguintes:

  • Sukhasana (a postura fácil) – Esta postura consiste em cruzar as pernas com os calcanhares por baixo das pernas;
  • Ardha Siddhasana (meia postura perfeita) –  Esta postura consiste em trazer um calcanhar para junto do períneo e o outro calcanhar para junto do pé;
  • Swastikasana (postura auspiciosa) – Esta postura consiste em trazer um pé por trás da dobra do joelho oposto e o outro pé encaixa por trás da dobra do outro joelho;
  • Padmasana (postura de lótus) – Esta é a postura mais conhecida de meditação no Yoga, mas uma das mais exigentes, pelo que só deverá ser feita por quem não sentir qualquer dor quando fecha a articulação do joelho, tal como explico no vídeo. Esta postura consiste em fechar a articulação de um joelho e trazer o pé por cima da coxa oposta e o mesmo se faz com a outra perna.

Todas as posturas que vos expliquei são posturas de meditação, pelo que a permanência em todas elas ajuda-nos a acalmar a mente, promovem um estado de paz interior e ajudam no fortalecimento das costas.

Vejam com qual se sintonizam mais e que faz mais sentido para vocês, mas lembrem-se que o que o vosso corpo e mente dizem que hoje é o mais indicado, amanhã pode ser outra postura, por isso vão explorando e experimentando.

Boa meditação.

Mafalda Vaz

om Om Shanti om

Spread the love