Mas afinal, o que é um Retiro?

Mas afinal, o que é um Retiro?

Quando falamos a outras pessoas do Retiro “Ao Encontro de Ti”, obtemos todo o tipo de perguntas.
– Mas vão para lá rezar o dia todo?
– No retiro vamos ter de meditar muito tempo?
– Tenho mesmo de ficar em silêncio o tempo todo?
– Estou mesmo a precisar de umas férias, o retiro vai-me saber mesmo bem!

Muitas destas respostas têm origem no conceito eclesiástico (ou monástico) de um Retiro, em que uma pessoa se “retirava da comunidade” para um período de reflexão prolongada, ou simplesmente para usufruir desse afastamento.

Outros, pensam que um retiro é para aqueles que se encontram perdidos. Para aqueles que não sabem o que querem ou que rumo tomar. Na verdade, podes até saber muito bem o que queres, mas sem saber o que precisas para a tua viagem ou qual o caminho a tomar.

Um Retiro é, sim, para quem se quer encontrar. É aquele momento em que decides fazer uma pausa – permitir-te fazer uma pausa., é aquele momento em que decides encontrar-te contigo próprio.

O que é realmente um Retiro?

“Retiro” é tão simplesmente “aquele” momento para ti.

É, de certa forma, semelhante a uma ida ao psicólogo, se bem que isso até possa ser uma analogia incompleta. Por vezes, vemos criticar as pessoas que vão ao psicólogo, mas a verdade é que essas pessoas tomaram a decisão mais importante da sua vida: a decisão de se enfrentarem, de encontrerem uma solução para os seus problemas pessoais. Estas são as pessoas que despertaram para a necessidade de se voltar para si, de se reencontrrarem e, acima de tudo, de viverem em pleno, e felizes.

Retiro é aquele momento em que decides fazer uma pausa, permitir-te fazer uma pausa., é aquele momento em que decides encontrar-te contigo, escutar a tua mente, o teu corpo, e as tuas emoções.

Tomar este passo, sejamos sinceros, precisa de uma dose generosa de coragem. Aqueles que o fazem, decidiram dar uma chance a si mesmos, a chance de uma nova experiencia, de permitirem tornarem-se Seres completos.

O que fazem no Retiro “Ao Encontro de Ti”?

De longe pensar que temos poucas actividades ou que passamos muito tempo em reflexão. Num Retiro “Ao Encontro de Ti” vais trabalhar intensamente no teu Ser, na tua existência. Ser-te-à dado espaço para reflectires sobre as transformações que a que estarás sujeito, sempre com o acompanhamento próximo de um dos facilitadores.

Por isso é que este Retiro é perfeito para ti. Porque te vai dar a hipótese de, num fim de semana intenso, poderes crescer, poderes ver maneiras novas de ver a vida, de entenderes o teu Ser Integral, de conheceres ferramentas poderosas que te vão acompanhar na tua vida, sempre que precisares. Durante este fim de semana vais conviver com outras pessoas que também querem Ser Mais, querem dar um empurrão na sua Vida para poderem seguir em direcção ao caminho a que se propuseram quando decidiram nascer nesta Terra.

Curioso? Descobre mais na Página do Retiro, onde podes encontrar as edições anteriores, as próximas edições e como te inscrever.

Viver a Cores

Spread the love