Iniciar o dia com Gayatri Mantra

Um dos mantras mais conhecidos e entoados no Mundo é o Gayatri Mantra. Este mantra já é muito antigo, remontando ao mais antigo dos Vedas (textos sagrados indianos), o Rig Veda. Mas antes de aprofundar um pouco mais sobre este mantra… ainda se recordam o que é um mantra? Mantra significa controlo da mente e é um som que gera uma vibração positiva capaz de afectar todos os níveis da nossa consciência… mas nada melhor que voltarem a dar uma olhadela no texto “Mantra Yoga” para relembrar.

O Gayatri Mantra está escrito em sânscrito e consta de 24 sílabas, distribuídas por 8 sílabas em cada linha:

Om bhur bhuvah swah,
Tat saviturvarenyam
bhargo devasya dhimahi
Dhiyo yo nah prachodayat

Gayatri é o mantra original para a Deusa Gayatri e o Deus Sol. É o símbolo da consciência espiritual no homem. Esta consciência tem três estágios: o tempo em que se inicia, quando é totalmente desenvolvido, e quando entra no espaço eterno. O sol que se levanta ao amanhecer simboliza a vida espiritual, e o pôr do sol na noite simboliza a questão total da consciência. Quando não há sol, não há luz, pelo que este mantra promove a iluminação dentro de cada um de nós.

Para aumentar a energia criativa do corpo e mente, aumentando a energia prânica, a energia vital, desafio-vos a entoarem este mantra de manhã, antes de sairem de casa, e sintam a diferença na vossa energia… Repitam o Gayatri Mantra 11 vezes, o mantra Aum (ver texto “Om… o que significa”) 3 vezes e o mantra Om Shanti (mantra de saudação à paz, à nossa paz interna, à paz do que nos rodeia, à paz do Todo) 3 vezes … e sintam o poder e a energia a ressoar em vocês. E para não se sentirem perdidos “mas como é que entoo este mantra?”, “será assim?”, “é com este ritmo?”, partilho com vocês um pequeno vídeo que gravei num sítio muito especial para mim, um local que me faz ir à minha origem, à minha fonte. Sintam a energia e entreguem-se ao momento… Boas práticas.

Mafalda Vaz

om Om Shanti om

Deixe uma resposta