O que é ser adolescente

O que é ser adolescente

No mundo há várias faixas etárias. Temos as crianças, os pré-adolescentes, os adolescentes, os adultos e os idosos. Cada faixa etária tem as suas características. Nas bocas dos adultos e dos idosos, os adolescentes são muito complicados de entender e só fazem asneiras. Nas bocas das crianças e dos pré-adolescentes, os adolescentes são os rebeldes e os que estão sempre cheios de adrenalina. Mas afinal que espécie é esta, os adolescentes?

Há alguns anos atrás, ser um adolescente era ser apenas uma criança que cresceu demais ou um adulto que ainda não cresceu o suficiente. Agora? Ser um adolescente nos tempos de hoje é lidar com muita coisa, como ter que ensinar aos cotas a usar os smartphones e a usar estas novas tecnologias. É ter o peso sobre os ombros de ser a geração do futuro, a geração dos computadores, dos telemóveis, da internet, etc., quase que parece que nascemos agarrados a essas coisas todas e que sabemos trabalhar com elas desde sempre. Através destas “coisas”, conseguimos fazer muito, como falar com amigos que estão a imensos quilómetros de nós, conseguimos seguir de perto as nossas celebridades favoritas (que estão na outra ponta do mundo), conseguimos partilhar a nossa vida através das redes sociais, entre outras.

Muito além das redes sociais, um adolescente tem outras preocupações. Quase sempre precisamos de ter os amigos por perto para termos um ouvido onde desabafar, um ombro onde chorar e uma boca para dar conselhos. Nós podemos ter muitos amigos mas nada se compara aos nossos melhores amigos. Também temos de nos preocupar com o que os outros pensam, muitos adolescentes dizem que não querem saber com o que os outros pensam, mas bem lá no fundo aquelas certas palavras iram sempre fazer algum efeito, pelo mais mínimo que seja. Ou seja, temos de nos preocupar em acabar com os rumores falsos e apenas expor a verdade. Temos ainda de nos preocupar com os nossos pais, que irão sempre achar que nós somos as criancinhas deles, mas não. Nós já crescemos e se calhar está na altura de cometer alguns erros, não apenas cometer erros por sabermos que está errado, mais sim cometer erros que pensamos que estão bem para depois nos apercebermos que não estão, porque afinal é com os erros que se aprende.

Mas, para quem ainda não entendeu, o que é afinal ser um adolescente nos tempos de hoje? Para mim que tenho neste momento 14, quase 15 anos, ser uma adolescente é estar sempre atarefada a tentar conciliar todas as saídas com amigos, com o tempo para estudar, é estar preocupada e aflita para ver quando sai um novo episódio da nossa série favorita, fazer um grande aparato porque a próxima temporada só estreia no ano a seguir, tentar explicar à nossa mãe a nossa frustração e ela ficar a olhar para nós como se estivéssemos a dizer que o mundo vai acabar, é estar preocupada porque o nosso melhor amigo demorou mais que 2 minutos a responder à nossa mensagem e isso quer dizer que ele está chateado connosco, é simplesmente parecermos umas baratas tontas sempre a andar de um lado para o outro e preocupados com tudo – que no fundo não é nada, mal nós sabemos o que nos espera quando chegarmos a adultos. É vivermos no nosso próprio mundo, no meio do mundo dos outros. Estamos na fase em que ainda não conseguimos distinguir este mundo real do nosso mundo de fantasia, porque não é só as crianças que têm um mundo de fantasias. Os adolescentes também têm, apesar de este não ter monstros com garras e dentes, mas sim monstros com óculos e com uma caneta de quadro – os professores. Este mundo não tem unicórnios que brilham, mas sim celebridades que são as luzes dos nossos olhos.

Sara Martins Ferreira

Spread the love